Nossa História

CORAL DA ASSOCIAÇÃO SÃO VICENTE DE PAULO

Surgiu em Janeiro de 2013 com o objetivo de integrar seus participantes e contribuir para a criação de uma comunidade mais fraterna através do Canto Coral, propiciando o desenvolvimento de um espírito de equipe coeso e solidário e que venha a fortalecer os serviços prestados pela a Associação.

Sob a presidência de Eduardo Eustáquio e direção musical Jeffter Gonçalves e Flavio Shultz, o Coral possui 20 cantores, com a idade de 10 a 70 anos e sobrevive através de mensalidades dos cantores e sócios.

 

HISTÓRICO DA BANDA DE MUSICA SÃO VIENTE DE PAULO

A Banda de Música São Vicente de Paulo é composta predominantemente por crianças apartir de 10 anos, jovens, e idosos e foi criado em abril de 2012. Mantida pela Associação Coral São Vicente de Paulo (ACOSVP), sócios, projetos do Governo e possui repertório basicamente de música clássica ao popular brasileira. 

Acredita que a boa música proporciona momentos de encantamento e alegria interior. A Banda foi instituída, inicialmente, apenas com a ideia de promover uma melhor integração entre a comunidade e músicos. Porém, aos poucos, o gosto pela música e o prazer de tocar extrapolou e o grupo já chegou a se apresentar em festas religiosas e populares da cidade e municípios vizinhos, eventos estaduais, entrega de instrumentos musicais promovido pela ACOSVP, encontro de Bandas na praça da Assembleia, e em outras instituições públicas; além de participar do FIC Assembleia Legislativa/MG, em 2013, FIC 2015 em São Vicente.

 

Presidente: Eduardo Eustaquio Pereira Eustaquio;

Maestro: Milton Henrique de Souza Brasil

Milton Brasil é formado pela Banda União dos Artistas de Sete Lagoas e tem ampla experiência em corporações musicais. Apresenta-se regularmente em festividades de cidades mineiras, encontros de Bandas e festival Internacional de corais e Bandas.

2012

- Início Das Aulas Teóricas E Práticas Da Banda De Música São Vicente De Paulo
- Primeira Participação Da Banda São Vicente De Paulo ( Acosvp ) Na Festa Do Padroeiro São Vicente De Paulo

2013

- Participação Da Banda Na Festa Do Padroeiro São Vicente De Paulo
- Formatura Dos Músicos Da Banda São Vicente De Paulo

2014

- Aquisição De Uniforme Para A Banda De Música Através Do Programa Bandas De Minas
-1º Encontro De Bandas De Música De São Vicente

2015

2º Encontro De Bandas De Música De São Vicente

2016

3º Encontro De Bandas De Música De São Vicente

2017

4º Encontro De Bandas De Música De São Vicente

Depoimentos dos Integrantes do Coral & Banda

Veja o que a nossa equipe de professores e alunos dizem sobre a ACOSVP

Podemos não ser capazes de deter tudo que há no mundo, mas eu sei que a forma como tratamos uns aos outros é inteiramente nossa. Eu acredito que apesar de todas as nossas imperfeições, estamos cheios de vontade e bondade, e que as forças que nos separam não são tão fortes como aqueles que nos unem. Não faço nada só, sou um líder que junto aos que a mim se juntam , somam esforços para que nossa associação não pare! Estamos sempre em movimento! Assim permaneceremos , assim continuaremos! Com força e trabalho para enaltecer a comunidade!
Eduardo Eustáquio - Presidente da ACOSVP
A ACOSVP Associação Coral São Vicente de Paulo tem o meu respeito e admiração pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no aprazível distrito de São Vicente em Baldim. Tão jovem instituição já demonstrou através de seu competente presidente Eduardo Eustáquio que "quem tem boca vai à Roma" Eficiente em suas interlocuções no âmbito privado e público nas instâncias municipal, estadual e federal. Sua equipe é comprometida e eficaz. Os resultados reverberam nos eventos com alegria e satisfação de todos que participam. Vida Longa & Dias Felizes pra ACOSVP!
Maestro Lindomar Gomes
Através do canto coral faço um trabalho voltado ao prazer e bem estar dos cantores, principalmente no que se refere a importância dos cuidados com a saúde vocal dos alunos. O canto coral promove a socialização melhora a concentração a auto estima do cantor, estimula a memória através das letras, ritmo e melodias das canções ensinadas. Aprender música, praticar o canto coral não tem idade o importante é começar. E esse grupo é dedicado e comprometido com o dia a dia do coral e associação e por onde passa encanta o publico com suas lindas vozes
Maestro Jeftter Gonçalves
São Vicente sempre foi uma cidade de músicos, durante muitos anos a Cia Cedro Cachoeira manteve a Corporação Musical de São Vicente. Com o encerramento das atividade da empresa a Corporação Musical também foi extinta. Ficamos um longo tempo sem ouvir a música da banda pelas ruas de São Vicente. Foi então que movido pela musicalidade existente em nosso município, surgiu a Associação do Coral e Banda São Vicente de Paulo (ACOSVP). A princípio era apenas uma grande vontade de reerguer a banda de música, mas as dificuldades eram grandes. Tínhamos músicos interessados, mas não tínhamos maestro, local e nem instrumentos. Com a ajuda da comunidade e a perseverança do Presidente Eduardo a colaboração da Associação São Vicente de Paulo tudo começou. O espaço para ensaios foi cedido pela ASVP, o maestro Milton Brasil se dispôs a enfrentar o desafio (começar do zero), alguns instrumentos foram doados e outros comprados com as contribuições da comunidade, assim em poucos meses a Banda de música São Vicente de Paulo fez a sua primeira presentação na Igreja Matriz de São Vicente. Mas o objetivo da Associação era maior; formou-se uma escola de música atraindo os adultos, jovens e crianças, músicos já veteranos também participaram. A banda passou a apresentar em todo município de Baldim e cidades regionais participando de eventos junto a Secretaria de Cultura de Minas Gerais sendo contemplada com Kits de Instrumentos cedidos pelo Governo Estadual. O trabalho da ACOSPV integrou o Coral e buscou o aprimoramento musical dos Músicos e Cantores com a promoção de Works Shops, Cursos de músicas, participação de encontros internacionais de corais (FIC ) e promoção de encontros de Bandas e festas folclóricas. Tudo isto com um único objetivo: Incentivar a musicalidade de Jovens e crianças, abrilhantar as festividade sociais e religiosas, promover o bem estar social e cultural de nosso município. Sendo assim a Associação do Coral e Banda São Vicente de Paulo torna-se um patrimônio cultural de nossa cidade.O meu gosto pela música veio de algumas gerações. Há na minha família pessoas que integraram a banda que havia em São Vicente e quando surgiu essa nova oportunidade em 2012, esses me incentivaram a fazer parte dessa nova forma de cultura do município. A partir daí, tomei gosto pela música e fui desenvolvendo aos poucos as habilidades que tinha e não fora descobertas antes. A experiência de musicista que adquiri e continuo adquirindo cada vez mais é de grande importância, pois, trouxe junto a esses dons o saber: saber trabalhar em equipe, saber criar, saber ter disciplina e principalmente saber conviver com o próximo respeitando o limite de cada um. Agradeço sempre a oportunidade que foi dada a todos dessa comunidade e que será sempre um prazer participar, ajudar e incentivar a outros para que também participem dessa cultura.
Vicente de Paula Junior - Ex Musico da Banda e apoiador da ACOSVP
A associação tem sido um divisor de águas em nossa sociedade, no resgate da cultura passada de geração em geração; raízes essas também cuidadas a partir da conquista de parcerias cruciais, fomentando contínuas oportunidades de ações que juntas colaboram com a promoção da saúde, do bem-estar fundamentais em nossas vidas.( L.F.R. ).
Psicóloga Letícia Rodrigues
Sustentaremos com todas as forças, a união, a integridade e o espírito humanitário , dentro e fora de nossas expectativas. Não apenas a herança admirável , mas a concórdia de todos que fazem parte deste grupo. Formaremos juntos uma só família em prol da nossa e de outras comunidades. Que este seja o nosso lema! Que esta seja a nossa missão!
Professor da Rede Estadual de Ensino - Rafael Rosa
Comecei a trabalhar com a ACOSVP no ano de 2012, então eu vi a ACOSVP praticamente nascendo, pois quando cheguei, tinha poucos meses que o presidente Eduardo juntamente com algumas pessoas da comunidade, tinham criado a ACOSVP. Então eu comecei a ministrar aulas de música para os jovens, crianças e adultos com o objetivo de formar uma Banda, pois um dos objetivos da ACOSVP era ativar novamente a Banda de Música. Porque em São Vicente tinha a Banda da Cia Cedro e Cachoeira, mas com o fechamento da fábrica, a Banda encerrou as atividades. Então eu fui acompanhando gradativamente o crescimento da ACOSVP. Eduardo sempre dedicado e correndo atrás de tudo, para que tanto a Banda quanto o Coral possam desenvolver um trabalho com material de qualidade e assim melhorar cada dia mais as apresentações, e tanto os músicos quanto os cantores possam ter um conforto melhor para mostrarem as suas habilidades. Eduardo sempre se preocupa com o crescimento da ACOSVP. Hoje a Banda e o Coral já se apresentam em eventos dentro e fora do município. Eu me sinto muito honrado e orgulhoso de poder trabalhar com as pessoas que fazem parte da ACOSVP, e sou muito grato ao Eduardo por acreditar e confiar no meu trabalho. Procuro sempre fazer o melhor que eu posso, para manter a Banda sempre a frente, tocando um repertório variado, que vai do clássico ao popular. Pra mim é muito gratificante fazer parte da família ACOSVP.
Maestro Milton Brasil
O meu gosto pela música veio de algumas gerações. Há na minha família pessoas que integraram a banda que havia em São Vicente e quando surgiu essa nova oportunidade em 2012, esses me incentivaram a fazer parte dessa nova forma de cultura do município. A partir daí, tomei gosto pela música e fui desenvolvendo aos poucos as habilidades que tinha e não fora descobertas antes. A experiência de musicista que adquiri e continuo adquirindo cada vez mais é de grande importância, pois, trouxe junto a esses dons o saber: saber trabalhar em equipe, saber criar, saber ter disciplina e principalmente saber conviver com o próximo respeitando o limite de cada um. Agradeço sempre a oportunidade que foi dada a todos dessa comunidade e que será sempre um prazer participar, ajudar e incentivar a outros para que também participem dessa cultura.
Juliana Teixeira
Desde criança ouvi história sobre a Banda de música aqui em São Vicente, suas apresentações e brilhantismo. Porém não participei desses tempos. Mas a memória permaneceu entre todos São Vicentinos. Entretanto no ano de 2012 Eduardo Eustáquio Pereira, juntamente com um grupo de ex-componentes da extinta banda da Cedro & Cachoeira, iniciaram o sonho de termos novamente uma Banda de Música, criaram então a ACOSVP, sigla que representa tanto para todos nós. Assim o Eduardo reergueu nossa tão sonhada Banda, um grupo formado por jovens, crianças, adolescentes, pessoas de diferentes idades e crenças. Muitos de nós fomos motivados por nossos familiares, mas acima de tudo pela perseverança do Eduardo, levando o nome de São Vicente para vários lugares antes desconhecidos. Ao longo do tempo foram apresentações inesquecíveis como o Festival Internacional de Corais – FIC, com a presença de Marcus Viana, Cidade Administrativa, encontro de Bandas, onde é possível realizar um intercâmbio musical maravilhoso, sem falar da interação com o público que dança, canta ao ritmo das notas musicais. Sinto muito feliz em ter iniciado os meus primeiros passos como musicista na ACOSVP, que permitiu meu desenvolvimento.
Maria Luiza Próton Rodrigues